Veja as diferenças dos tipos de piso

Compartilhe:

Imagem: BrianAJackson, de envatoelements

As opções de revestimento de piso são muitas e pode parecer difícil escolher uma delas. Porém, não existe um tipo pior ou melhor, e sim o mais adequado para a necessidade do consumidor, explica a arquiteta Cris Barbara.

De forma geral, quando a prioridade é acolhimento e apelo estético, a madeira é o material predileto. A cerâmica, por sua vez, tem alta resistência, facilidade de manutenção e variedade de padrões, cores e formatos. Mais baratos que a madeira natural, os laminados reproduzem as cores e texturas encontradas na natureza e podem ser aplicados em cima de vários revestimentos. Os vinílicos de PVC são de rápida instalação, práticos e vêm em diferentes dimensões, estampas e cores, mas só podem ser aplicados se a base deve estar perfeitamente lisa, limpa, seca, curada e, se necessário, impermeabilizada.

— Tudo deve ser levado em conta, pois cada ambiente exige um piso diferente. Escolhendo o correto, você terá menos trabalho na hora da limpeza e sua casa ficará mais linda e aconchegante. Para isso pesquise bem e antes de decidir, pense na instalação, manutenção e durabilidade, sem deixar de lado seu estilo — afirma Cris Barbara.

Piso Laminado
Prós
A fácil instalação e a excelente relação custo-benefício, quando comparado a outros pisos, estão entre as maiores vantagens dos laminados, segundo a arquiteta. Ela destaca ainda a durabilidade e a resistência do material, que está disponível nas mais variadas cores e modelos que reproduzem madeira. É também de fácil limpeza, bastando passar um pano levemente úmido e depois um seco. Fornece ainda isolamento térmico, pois é instalado sobre uma manta.

Contras
Não tem resistência à umidade e pode sofrer deformações com o sol, sendo inviável para instalação em áreas externas e molhadas como cozinha e banheiros. Também não é apropriado para quem tem cães e gatos, pois os animais podem deixar marcas das unhas. Faz barulho com passos de calçados de solado duro.

Piso Vinílico
Prós
A instalação é fácil e rápida, sendo que sua superfície precisa estar uniforme e limpa. O material não mancha, é antialérgico, muito resistente e com alta durabilidade, não faz barulho ao andar e tem diversas cores e formatos. A limpeza é feita apenas com pano úmido e representa uma alta economia para a obra. É recomendado para estabelecimentos comerciais ou dormitórios, explica Cris.

Contras
O piso não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água, como o banheiro. Móveis pontiagudos podem marcar o piso e é recomendado que o material não tenha muitas ranhuras, que dificultam a limpeza.

Fonte: Gaucha ZH, escrita por Liana Pithan