Trocar rejunte antigo: aprenda a fazer de forma correta

Compartilhe:

Por duallogic

Já falamos aqui no blog sobre como escolher o rejunte ideal para o ambiente e a importância dessa solução para a segurança e beleza de uma obra. Mas e quando o ambiente já possui um rejunte, que precisa ser trocado para a aplicação da nova solução escolhida?

Apesar de simples, esse processo deve ser realizado com cuidado e atenção para garantir a melhor vedação e um acabamento de qualidade ao ambiente. Por isso, preparamos um conteúdo com todos os pontos de atenção desse processo. Confira!

Quando trocar o rejunte antigo de um ambiente?
Com o passar do tempo, é comum que o rejunte fique desgastado ou antigo. Mas isso nem sempre significa ser necessária a remoção e troca do revestimento. Afinal, é normal que as agressões climáticas e o uso contínuo do espaço afetem o rejuntamento, provocando deformações e o deixando com um aspecto de velho.

Entretanto, em situações onde o rejunte apresenta falhas e fissuras, a troca é essencial para evitar problemas de umidade como mofo e infiltração.

Seja por má aplicação ou mau uso do espaço, a manutenção deve ser realizada com materiais de qualidade para garantir maior durabilidade e resistência. Sem contar que aparentemente pequena, essa renovação pode trazer outro visual para qualquer ambiente.

 

Entenda como trocar o rejunte antigo de um ambiente
Como remover o rejunte antigo
Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para remover o rejunte antigo, como a serra circular e o raspador com lâmina de tungstênio.

Apesar da serra ser mais rápida, ela pode danificar o revestimento ou até tubulações hidráulicas que estão logo abaixo do revestimento.

É por isso que o raspador é a solução mais comum nesse processo. Basta desgastar lentamente a argamassa velha, até chegar ao fundo das juntas. Em seguida, é só retirar o excesso de pó com uma bucha molhada e secar a superfície com um pano limpo.

 

Como aplicar o rejunte novo
Com a área limpa e seca, os materiais separados e os EPIs vestidos, chegou o momento de aplicar o rejunte novo no espaço.

Como cada um dos rejuntes da Quartzolit possui diferentes tipos de aplicações, vamos usar como exemplo a aplicação do versátil rejunte acrílico quartzolit.

Como essa solução já vem pronta para uso, é recomendado apertar o saco plástico com as mãos para deixar o produto mais macio. Em seguida, corte o canto do saco plástico na largura da junta e torça a extremidade oposta ao furo para aplicar o rejunte e preencher as juntas. Com a aplicação feita, remova o excesso de rejunte sobre o revestimento.

Para atingir o acabamento ideal do rejunte, espere de 30 a 40 minutos e passe uma esponja umedecida no local da aplicação. Depois de 24 horas, um pano limpo também pode ser usado na área para limpá-la. Se necessário, utilize o limpador pós-obra geral quartzolit para finalizar a limpeza.

Caso você queira saber mais sobre a aplicação de outro tipo de rejunte, nós temos um post completo com tutoriais de aplicação de toda a nossa linha de produtos. É só clicar aqui para acessar.

 

Como manter o rejunte novo limpo?
Depois da troca do rejunte não podemos esquecer de mantê-lo limpo, não é mesmo? Afinal, a sujeira do dia a dia pode manchar o material com facilidade, dando ao cômodo a aparência suja e diminuindo a vida útil do material.

Para isso, é necessário usar o produto adequado para não danificar o rejunte nem o revestimento da sua casa: o limpador de rejuntes diário quartzolit. Adaptado para todos os tipos de rejuntes (cimentício, acrílico, e epóxi) e qualquer ambiente, esse produto é utilizado para o uso regular em rejuntes sujos, engordurados e embolorados.

A aplicação é fácil e rápida. Após borrifar o limpador de rejuntes, aguarde 10 minutos antes de esfregar com uma esponja macia. Por fim, é só remover o produto com um pano limpo. 

Quer ver só como sua aplicação é fácil? Olha só o passo a passo:

  1. Agite bem a bisnaga do renova fácil quartzolit e retire o pino de vedação;
  1. Deslize suavemente o bico aplicador entre as juntas antigas cobrindo todas as imperfeições. 
  2. Aguarde cerca de 60 minutos;
  3. Finalize com a limpeza da área, retirando o excesso com o auxílio de uma esponja umedecida com solução de água e detergente neutro;
  4. Feita a limpeza, aguarde 48 horas para liberar o local de uso.