Sustentabilidade é tendência para decoração em 2021

Compartilhe:

Imagem: DPimborough, de envatoelements

Há anos o conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço, mas parece que 2020 fez o termo deslanchar e virar tendência em diversos segmentos, inclusive na decoração de ambientes. Segundo dados fornecidos pelo site especializado Mago De Casa, o termo “decoração sustentável” foi buscado por mais de 12 mil usuários em novembro.

Ser sustentável é um estilo de vida que busca reduzir os impactos que o ser humano causa no meio ambiente. Ou seja, não basta pendurar plantas em casa para aderir essa prática. É preciso seguir o conceito básico dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Há mesmo quem já fale dos 5Rs.

Para isso, você precisa encarar o estilo Do It Yourself, que em português significa Faça Você Mesmo, para reaproveitar diversos materiais que poderiam ser descartados. Aprenda quatro formas de aderir uma decoração sustentável na sua casa:

1. Escada
A escada é um objeto versátil que pode virar uma prateleira para qualquer ambiente. Você pode fixá-la na parede de forma horizontal para colocar livros, ou qualquer outro objeto que desejar. Outra ideia é pendurar a escada também na horizontal no teto, usando correntes, assim você cria uma linda arara exposta para colocar peças de roupa. Ainda, você pode usar uma escada que abre para colocar tábuas de madeira apoiadas nos degraus, dessa forma você cria uma estante para expor o que você desejar na sua sala, quarto ou qualquer outro ambiente. Alguns modelos pequenos de poucos degraus podem virar suporte de flores.

2. Pallet
Há quem deteste decoração com pallets, isso porque os usa na sua forma original, mas as opções são infinitas. Uma pesquisa rápida pela internet mostra que o pallet pode virar base de cama, cabeceira, sofá, estante, painel de TV, painel para flores, balcão de cozinha, mesa e até mesmo um lindo deck. E não, você não precisa mantê-lo no formato quadrado tradicional. Criatividade e os materiais certos para cortar, lixar e pintar as madeiras podem fazer seu novo móvel nem ter cara de pallet.

3. Caixote de feira
O caixote de feira segue a mesma linha do pallet, uma boa lixada e você tem material para criar lindos móveis para seu lar. Os caixotes podem ser suporte para uma mesa de escritório, criado mudo, porta flores na parede ou suspenso, baú, mesa de centro, pufe ou até mesmo uma grande estante de sala com diversos caixotes encaixados da forma que você desejar. E não pense que ele dá apenas um ar rústico para a decoração. Você pode apostar num estilo clássico e até mesmo mais chique, vai depender de como escolher o acabamento da peça.

4. Blocos de concreto
Nem só de madeira vive uma decoração sustentável. Conhece aqueles blocos de concreto usados em construção? Eles são incrivelmente versáteis. Acredita que até uma adega você pode fazer usando esse material? Você pode criar uma base para colchão, criado mudo, rack, estantes, espaço para cultivar flores e até mesmo uma meia parede vazada para dividir dois cômodos. É comum vê-lo sendo usado de forma bruta, mas você pode dar o acabamento e cor que desejar para reaproveitar os blocos e decorar sua casa com estilo.

Fonte: Campo Grande News, escrita por Phamela Hinhel