Quatro motivos para substituir a alvenaria pela placa cimentícia

Compartilhe:

Imagem: stoonn, de envatoelements

Todo bom projeto arquitetônico e de engenharia tem início no levantamento de informações, ou briefing, buscando entender melhor as necessidades dos consumidores e as demandas do mercado.

Dessa forma, na sequência, são feitas avaliações do tipo de terreno e ambiente ideal para a execução de um projeto que atenda a esses anseios do mercado.

A partir daí, dessa definição do espaço, surgem os primeiros esboços do projeto, permitindo que as ideias sejam colocadas no papel. Desde o sistema construtivo ao tipo de material necessário para atender a demandas como durabilidade, desempenho técnico, conforto, acessibilidade etc.

Assim que finalizado esse primeiro esboço, o especialista em construção civil desenvolve a especificação mais detalhada das estruturas, instalações, componentes, fachadas, acabamentos e todos os elementos essenciais da edificação. Logo após, nasce o projeto arquitetônico.

Muito mais detalhada do que as etapas anteriores, essa é uma fase que adequa o projeto às exigências legais, que determina as necessidades executivas, como materiais e equipamentos a serem utilizados, considerando orçamentos e cronogramas da obra para, finalmente, coordenar e compatibilizar o projeto.

Por fim, chega o momento de partir para a execução e acompanhamento da obra, garantindo assim que o planejamento seja 100% cumprido, colhendo bons resultados.

Portanto, os engenheiros, arquitetos e construtoras responsáveis pela obra devem sempre procurar as melhores alternativas em soluções, tecnologias e desempenho dos materiais do mercado.

A placa cimentícia Superboard
A placa cimentícia autoclavada Superboard é uma solução de alto desempenho técnico para fechamentos externos na construção seca e sistemas construtivos industrializados.

As placas cimentícias são chapas planas fabricadas industrialmente em fibrocimento, com grande estabilidade dimensional e resistência, graças ao seu processo único de cura na autoclave.

Constituídas por uma mistura homogênea de cimento, fibra de celulose, sílica, água e agregados naturais, as chapas Superboard apresentam diversas vantagens, como:

-Alta resistência mecânica
-Estabilidade dimensional
-Resistência à umidade e intempéries
-Superfície e dimensões calibradas
-Rápida e fácil instalação
-Resistência ao ataque de fungos e insetos xilófagos
-É incombustível, ou seja, não propaga chamas e nem gera fumaça.

Garantia de Desempenho e Segurança
A construção a seco tem sido amplamente difundida em países desenvolvidos devido às suas inúmeras vantagens tais como alta produtividade, versatilidade, economia, segurança e sustentabilidade. O uso das chapas Superboard nestes sistemas garante o atendimento aos requisitos mais rígidos de desempenho e supera as exigências da norma de desempenho ABNT NBR 15.575.

Mais eficiência e sustentabilidade
Além dessas vantagens, as chapas cimentícias são adquiridas prontas para uso, o que agrega muito mais rapidez e eficiência, reduzindo o cronograma da obra. O canteiro fica mais organizado e limpo, e a montagem das chapas é rápida e muito mais simples do que os modelos construtivos tradicionais de alvenaria.

As construções em light steel frame ou wood frame com as placas cimentícias são mais leves, seguras e resistentes, quando comparadas às de concreto. E são sustentáveis, visto que as matérias-primas – tanto das estruturas quanto das chapas – são recicláveis.

Mais economia
A consequência imediata da eficiência é a economia e a lucratividade. Com o cronograma adiantado em até 70%, o menor número de contratações e a facilidade de trabalhar com as placas, todo o desenvolvimento da obra tem seu custo reduzido.

A longo prazo, o investimento em placas cimentícias é muito mais vantajoso do que o gasto na alvenaria, já que vários custos são reduzidos ou até eliminados.

Mais versatilidade com placa cimentícia
Uma das grandes vantagens das placas cimentícias sobre a alvenaria é a possibilidade de criar! Arquitetos e engenheiros têm muito mais liberdade para optar por acabamentos diversificados e com alto apelo estético e ecológico, como é o caso da Superboard Madeira, uma chapa cimentícia em baixo-relevo que simula madeira e pode receber pintura na cor que o arquiteto desejar.

Conheça a Superboard
A Superboard é uma marca do grupo Etex, especialista e líder mundial em materiais de construção a seco, que tem como seu principal objetivo inspirar pessoas de todo o mundo na construção de espaços cada vez mais seguros, sustentáveis, inteligentes e bonitos.

Com base em sua experiência e necessidades do mercado global, a empresa se esforça para melhorar a qualidade de vida de seus clientes, com soluções leves e cada vez mais eficazes.

Seus três centros de P&D suportam quatro divisões de vendas globais:

-Building Performance: soluções de construção a seco, incluindo chapas de gesso e cimentícias, gessos e produtos formulados, proteção passiva contra incêndio e produtos associados
-Exteriors: uma gama de produtos de fibrocimento estético para uso em agricultura, arquitetura e exteriores residenciais
-Residential Roofing: sistemas de cobertura de concreto e argila, incluindo telhas e componentes de cobertura
-Industry: produtos de proteção contra incêndio e isolamento de alto desempenho, para as indústrias de construção e OEM (Original Equipment Manufacturer).

Para saber mais informações sobre os produtos Superboard, acesse: www.gypsum.com.br/superboard

Fonte: Blog Gypsum