Qual a Diferença Entre Piso Laminado e Piso Vinílico?

Compartilhe:

Imagem: twenty20photos, de envatoelements

O piso de uma casa tem o poder de transformar completamente o ambiente. Todos nós sabemos que construir, reformar e decorar são tarefas desafiadoras. Somente quando enxergamos o resultado final é que entendemos a razão de todo o trabalho ter valido a pena. Se você está em busca do revestimento perfeito para o chão de seu lar, primeiro deve entender a diferença entre piso laminado e piso vinílico.

Ambos os revestimentos contam com características bastante interessantes. São ideais para a utilização em ambientes internos e, o melhor de tudo, extremamente fáceis de limpar! Além disso, ainda podem ser sobrepostos a outros pisos específicos.

O laminado, por exemplo, pode ser colocado em cima do piso cerâmico e até mesmo madeira, se estiverem em bom estado. Com tantos atributos semelhantes, como escolher o melhor? Conheça as diferenças entre piso laminado e piso vinílico e tome a melhor decisão!

Afinal, qual a diferença entre piso laminado e piso vinílico?
Essencialmente, a principal diferença entre piso laminado e piso vinílico diz respeito ao material com que são produzidos.

-piso laminado — feito com HDF, o painel de madeira de alta densidade. A parte superior recebe a estampa que dá a visual de piso e o material vem em réguas;
-piso vinílico — produzido a partir de PVC. Pode vir em réguas ou placas.

A outra grande diferença envolve o processo de instalação de cada um deles que, apesar de simples, conta com algumas especificações. O piso laminado pode ser aplicado apenas com encaixe por click. É possível instalá-lo em qualquer lugar, desde que o contrapiso conte com, no máximo, 3mm de saliências em uma extensão de até 1m. Caso contrário, é preciso realizar correções com um produto específico para este fim.

Já o piso vinílico demanda um piso nivelado. Portanto, a avaliação é fundamental e se necessário deve ser aplicado uma massa niveladora.

Conhecendo melhor de cada um deles
Agora que você já conhece as principais diferenças entre piso laminado e piso vinílico nas questões estruturais, é hora de conhecer de maneira mais específica os pontos fortes e fracos de cada um. Assim você pode tomar a melhor decisão para sua casa!

Piso laminado
Você já sabe que o piso laminado é extremamente fácil de instalar e ajuda a manter a temperatura do ambiente. No dia seguinte da aplicação já é possível usá-lo! Além disso, pode ser desmontado e levado para outra casa ou outro ambiente, em casos de mudanças, por exemplo. Porém, ele não é resistente a uma quantidade muito grande de água, então o ideal é fazer uma limpeza com aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e pano úmido.

Piso vinílico
O piso vinílico tem o interessante poder de conservar a temperatura dos ambientes e abafar sons, como passos, por exemplo. Devido ao seu revestimento, é antialérgico e dificilmente mancha. Assim como os laminados, os vinílicos não resistem a uma grande quantidade de água e não devem ser aplicados em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, mas a limpeza pode ser feita com pano úmido tranquilamente.

Fonte: Duratex Madeira