Instalação elétrica e instalações hidráulicas são facilitadas pelo drywall

Compartilhe:

Imagem: duallogic, de envatoelements

Praticidade é uma palavra indispensável para a sociedade moderna. E, quando falamos do universo da construção, isso não é diferente! É por isso que ao pensarmos na instalação elétrica e hidráulica, seja em um projeto residencial ou predial, temos que dar um destaque especial ao drywall.

Isso porque, projetar esse tipo de estrutura pode ser relativamente complexo na alvenaria tradicional. Mas se idealizado em drywall, somos capazes de observar muito mais facilidade.

Isso porque os sistemas de paredes e forros drywall são compostos a partir de perfis guias e montantes em aço galvanizado, e possuem uma placa de gesso em cada face. Como os seus espaços internos ficam com  48, 70 ou 90 mm vazios, ou preenchidos com lã mineral em casos específicos, a passagem de instalações hidráulicas e elétricas fica muito mais fácil de ser realizada. Além disso, garante uma praticidade incomparável com a alvenaria em casos de manutenção.

Vamos entender exatamente como a instalação elétrica e hidráulica é realizada nesse método construtivo?

Sustentabilidade, praticidade, rapidez e versatilidade
Quando falamos em obras e reformas, é muito comum pensarmos instantaneamente em muito quebra-quebra, sujeira e dor de cabeça. Mas com o drywall esse cenário muda drasticamente!

O método construtivo é conhecido por ser mais sustentável, já que a sua matéria-prima é 100% reciclável. A redução na geração de entulhos, assim como na utilização de água e energia elétrica nas obras, também chama a atenção.

Com isso, os diferentes tipos de serviços prestados em uma obra são transformados pelo drywall. E é claro que isso inclui a instalação elétrica e hidráulica, que são realizadas de maneira mais simples pelos profissionais habilitados. Assim, a qualidade, proteção e segurança necessários para cada um dos ambientes de acordo com a especificação do projeto é garantida.

Ou seja, fios elétricos, ou até mesmo fios para internet ou tv, além das tubulações de esgoto e água, são instalados com maior agilidade e facilidade no drywall. Além disso, ficam protegidos, evitando a ocorrência de problemas que possam afetar o seu funcionamento.

Instalação elétrica e hidráulica no drywall também traz benefícios a longo prazo
Em caso de manutenções periódicas, consertos ou até mesmo reformas, as instalações são pontos de atenção. Isso porque elas são difíceis de serem acessadas.

Na alvenaria, por exemplo, é necessário quebrar as paredes ou tetos para ter acesso às áreas de instalação. Isso eleva o tempo da obra, gera mais sujeira e exige um trabalho extra para o profissional.

Com o drywall é muito mais fácil! Não é necessário quebrar paredes; basta acessar o compartimento removendo parte da placa de gesso da área. Isso pode ser feito através de um corte com estilete comum para alcançar os elementos desejados e fazer as devidas correções ou reparos.

Ou seja, a instalação elétrica e hidráulica no drywall facilita na hora de tirar o projeto do papel, garantindo praticidade a longo prazo.

Fonte: Gypsum