Como reformar a casa sem quebrar nada?

Compartilhe:

Imagem retirada de https://odocumento.com.br/como-reformar-a-casa-sem-quebrar-nada/

Reformar a casa é uma questão complicada. De vez em quando queremos mudar alguma coisinha nos cômodos, mas pensar em quebrar paredes e afundar a família no pó e no caos de uma construção não é o mais desejável. E quando a casa é alugada, é pior ainda porque não é permitida nenhuma mudança sem autorização. Então, seria possível reformar gastando pouco e sem quebra-quebra?

A resposta é sim! Com a ajuda de profissionais da área dá para encontrar um jeitinho de dar uma nova cara para a casa sem remover nenhum bloco do lugar. Para isso, o Delas conversou com três arquitetas que deram algumas dicas essenciais do que fazer, cômodo por cômodo, para reformar gastando pouco .

Reformando o quarto
As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, dão dicas bem legais de como você pode deixar o seu quarto novinho em folha trocando apenas alguns móveis.

“Trocar a cabeceira da sua cama, buscando algo diferente com muita personalidade. Se você tem um armário de madeira mais escuro ou mais antiquado a opção é tirar recurso de uma pintura colorida ou colorir um painel da televisão e escrivaninha. Podemos também mexer na composição de colchas e cortinas”, diz Danielle.

Reformando a sala
A ideia de Paula para a reforma da sala é investir em novas peças, como num vaso de plantas. “Plantas são ótimas dentro de casa e ajudam a repaginar o visual além de trazer o fresh da natureza para perto”, comenta a arquiteta.

Trocar a iluminação de lâmpadas simples por luminárias decorativas pendentes, abajures ou colunas de piso dá um toque diferenciado, além de trocar o tecido de uma poltrona por uma cor chamativa ou uma estampa diferente.

Demais cômodos
Se você pensa em introduzir hall de entrada, mais quartos ou até varandas na reforma sem quebra-quebra , as dicas da arquiteta Marta Martins e da designer de interiores Débora Valente, do escritório Martins Valente, serão ótimas.

“Incluir quadros e espelhos, ou apenas mudar a disposição deles, são pequenas mudanças que já fazem a diferença. Instalar papel de parede também é uma solução rápida e sem nenhuma sujeira”, dizem as sócias.

E um ponto que foi unanimidade entre todas as profissionais é a possibilidade de trocar o piso. “O piso vinílico dá para colocar por cima da maioria dos revestimentos e hoje em dia existem diversas tonalidades de cor de madeira”, explica Marta.

E a cozinha e o banheiro?
Conhecidos como cômodos frios, a cozinha e o banheiro também podem entrar na lista de lugares para reformar sem poeira com facilidade. A dica de Danielle Passos é investir na pintura. “A pintura sempre pode mudar completamente o visual. Pode ser uma pintura básica de paredes ou pintar os azulejos com tinta epóxi”, explica.

A madeira pode ser uma grande aliada nesses espaços. Na cozinha a dica da arquiteta é investir na troca dos laminados das portas e frente de gavetas por um novo material.

No banheiro, uma dica do site Reciclar e Decorar que é destaque na plataforma Pinterest, é investir na troca de molduras para o espelho, investir em acessórios para guardar toalhas e papel higiênico, trocar a torneira, utilizar box de acrílico ao invés de vidro e até usar um estrado de madeira dentro do box.

Fonte: O Documento