Como preparar sua obra do final do ano

Compartilhe:

Imagem: Vladdeep, de envatoelements

O ano está chegando ao fim e nada melhor que se preparar para aproveitar ao máximo esses momentos festivos e de recesso para relaxar e tirar aqueles planos do papel.

Sabe aquela reforma no jardim de inverno, sala de jantar ou na cozinha? Agora é hora de você tomar os passos para essas renovações. Assim, você pode receber familiares e amigos para as festas de fim de ano com os ambientes do jeitinho que você sonhou e surpreender os seus convidados!

Se é exatamente isso que você deseja, então vem com a gente. Nesse post do blog queremos te inspirar e ajudar a se preparar para a reforma, com um orçamento que caiba no seu bolso e com criatividade na hora de escolher como será o novo estilo dos ambientes que você quer renovar.

Continue lendo para ver todas as dicas!

Defina seu orçamento
O primeiro passo é você definir quanto pode ou tem para investir nas reformas que deseja fazer no seu imóvel. O 13º salário costuma ser aquela ajuda extra para você aproveitar e fazer as renovações.

A definição do orçamento é a chave de tudo, pois é ele que irá determinar o que você poderá ou não fazer. Por isso, considere:

    Tipo de reforma: se forem pequenas modificações é algo mais simples de ser executado, já reformas maiores podem exigir a contratação de um arquiteto para garantir um projeto seguro, bonito e que seja bem executado.
    Mão de obra: falamos ali em cima que dependendo da obra, é importante a contratação de um arquiteto. Mas considere também a mão de obra de pedreiros, eletricistas, gesseiros e outras pessoas que serão necessárias para fazer a reforma ao longo do processo.
    Materiais: pesquise e veja os preços e quantidades necessárias para os materiais que serão utilizados na reforma. Confira a lista de itens que o encarregado da obra irá te passar e se possível, faça você mesmo a compra buscando promoções e preços mais baixos. A economia nessa fase é importante, mas nunca deixe de comprar produtos de qualidade, pois eles impactarão diretamente no resultado final da reforma.
    Hotel: se você for fazer uma reforma maior, pode ser que precise se hospedar em um hotel durante alguns dias. Mas o ideal é que seja feito uma coisa por vez para evitar transtornos aos moradores da casa.
    Alimentação: caso esteja reformando toda a cozinha, ou partes dela que te impeçam de cozinhar, inclua gastos com alimentação já que você provavelmente terá que ir a restaurantes ou pedir comida via delivery.
    Tempo: uma das coisas mais importantes a se considerar é o tempo que levará para que tudo fique pronto. Se você tiver urgência de uma execução da reforma de forma mais ágil, é provável que o seu custo com mão de obra aumente. Por isso, considere no seu orçamento, do contrário o dinheiro pode acabar e sua reforma ficar inacabada.
 
Renovando ambientes: paredes
Uma forma de dar uma cara totalmente diferente para qualquer ambiente da casa é pintar uma ou mais paredes. A cor já pode mudar o estilo de um espaço: tons mais escuros dão um ar mais sóbrio, tons claros e vivos tornam o local mais alegre e vibrante.

Se não quiser pintar, você pode aplicar um papel de parede. Existem muitos modelos lindos, modernos e com desenhos ou figuras geométricas que com certeza vão deixar a sua parede incrível.

A terceira opção e que, inclusive, tem sido muito utilizada, é a aplicação de revestimentos em parte ou em toda a parede. Eles dão uma cara totalmente diferente e você pode brincar com tons, estilos e materiais.

Na sala você pode, por exemplo, aplicar tijolinhos ou piso vinílico na parede. Já nas paredes da cozinha, pode usar pastilhas ou azulejos coloridos para deixar com a sua cara.
 
Renovando ambientes: pisos
Trocar o piso é uma outra forma de inovar. Nesse tipo de obra você tem duas opções: remover o piso antigo para aplicar o novo, ou fazer a instalação piso sobre piso que é mais prática e gera menos entulho e sujeira.

Entre as opções de pisos, você pode escolher porcelanato, cerâmica, piso laminado ou vinílico e, caso você esteja buscando algo bem moderno e que siga as tendências o piso de cimento queimado tem sido a escolha de muitas pessoas na hora de reformar. Outras opções interessantes são a ardósia, mármore, granito, ladrilho hidráulico, silestone, granilite e parquet. Pesquise bem os tipos de piso antes de fazer a escolha para garantir que sua reforma vai ficar bonita e ornar com toda a decoração e ambiente.

Outra opção além da troca de piso é a renovação dos rejuntes: tanto em pisos como as paredes de banheiros, cozinha e outras que costumam ter revestimento em porcelanato, cerâmica ou pastilhas. O rejunte pode dar uma cara nova a qualquer ambiente sem nem mesmo fazer a troca do azulejo. E se você quiser praticidade, aposte no renova fácil quartzolit.

Por exemplo, se você tem azulejo e rejunte de cores claras na cozinha, é possível aplicar um rejunte colorido de cor mais escura para dar um contraste. Aqui você confere várias ideias de como combinar o rejunte com diversos ambientes e estilos.

Renovando ambientes: fachadas
A fachada é o cartão de visitas da sua casa, então se o exterior dela estiver com manchas, tinta descascada ou desbotada, mofos ou trincas, isso pode deixar a aparência exterior da casa feia.

Se você quer receber as visitas com uma casa bonita por dentro e por fora, então aproveite para renovar a fachada e paredes externas do imóvel.

Para renovar a fachada, não tem muito segredo: é só escolher um bom produto que, além de deixar os muros e paredes com uma bela cor, protege contra umidade, raios UV e intempéries. Uma ótima escolha é o impermeabilizante parede premium quartzolit que, além de proteger a fachada, te dá a opção de pigmentá-lo tendo 12 opções de cores disponíveis. Assim, você pode sair do branquinho básico e deixar o exterior da sua casa lindo e protegido.
 
Renovando ambientes: decoração
Nada melhor que decorar cada cantinho com móveis e objetos que escolhemos com cuidado e carinho, não é? Além do mais, eles também tem o poder de mudar os ambientes tanto por conta do design quanto às cores.

Para quem gosta de uma decor mais clean, cores claras devem ser as principais em móveis que tem maior destaque como sofás, mesas, painéis de TV, etc. E para não deixar um aspecto triste ou sem graça, almofadas, mesinhas de centro ou de canto, vasos e outros objetos podem trazer um pouco de cor ao espaço.

Mas sabia que você pode dar um toque ainda mais especial a qualquer ambiente, sem gastar muito e sem ter que comprar móveis novos? O segredo é usar o drywall. Como o método de instalação do drywall é muito simples, limpo e rápido, em pouquíssimo tempo você pode ter um novo painel de TV, ou uma estante com nichos embutidos, prateleiras e até mesmo uma lareira com trabalhos detalhados no gesso.

Fonte: Blog Quartzolit