Aumento nas compras online faz crescer demanda por embalagens de papel

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Imagem: Pressmaster, de envatoelements

Entre as muitas perguntas feitas durante a recente pesquisa europeia de embalagens de Two Sides, há duas em particular que devem ser destacadas para todas as marcas. A primeira dizia respeito à preferência do público por materiais de embalagem, com 5.900 consumidores consultados sobre a seguinte afirmação:

“Prefiro que os produtos encomendados on-line sejam entregues em embalagens de papel em vez de embalagens plásticas”.

Em toda a Europa, os consumidores expressaram uma clara preferência pelo papel, com 66% dos entrevistados concordando ou concordando fortemente.

Do físico ao online
Com muitas lojas não essenciais fechadas e pessoas passando a maior parte do tempo em casa, o lockdown previsivelmente resultou em um grande aumento nas compras on-line. Em maio, as transações de comércio eletrônico no Reino Unido registraram um aumento de 168% em relação ao mesmo período do ano passado[1]. Isso se deve em grande parte ao aumento das vendas on-line de itens eletrônicos, materiais de bricolage, artigos de decoração e roupas esportivas.

“O lockdown mudou a maneira como os consumidores do Reino Unido compram, com os hábitos de compra mudando para on-line, assim como nossas vidas profissionais e sociais”, disse Amanda Mickleburgh, diretora da ACI Worldwide, à Internet Retailing. “No passado, os britânicos podiam preferir lojas físicas para comprar itens como eletrônicos, móveis ou materiais de bricolage, mas agora muitos de nós estão felizes em comprar esses produtos on-line”.

Essa mudança nos hábitos de compra acontece também nos EUA, onde as vendas de comércio eletrônico deste ano deverão aumentar 18%[2].  Isso representa mais de US$ 100 bilhões em vendas. Curiosamente, a maior fonte de crescimento é dos consumidores com mais de 45 anos. Esses 7,4 milhões de novos compradores on-line podem ter relutado em fazer compras on-line, mas agora se tornaram clientes digitais interessados.

O crescimento das embalagens de papelão
Obviamente, esse grande aumento nas compras on-line leva a um crescimento na demana por  embalagens. Muitas empresas de embalagens de papelão relataram aumento na demanda, como a DS Smith, que afirmou que a demanda por embalagens de papelão reciclado tem sido forte[3].

Um relatório de 2019 da Smithers (UK) descobriu que, mesmo antes da Covid-19, o mercado global de embalagens de papelão ondulado estava crescendo mais rápido do que o esperado, ajudado pela explosão do comércio eletrônico e pelos desenvolvimentos nas tecnologias de impressão digital. O relatório “O futuro das embalagens de papelão ondulado até 2023” afirmou que o mercado deve crescer cerca de 3,7% ao ano atingindo US$ 300 bilhões em 2023, com estimativas de um crescimento anual de cerca de 20% no comércio eletrônico na Europa. Como o setor de papelão ondulado representa 80% da demanda no comércio eletrônico, as vendas on-line previstas de mais de US$ 5,5 trilhões em 2023 terão um impacto profundo na demanda de embalagens[4].

O futuro das compras
Embora isso possa não ser uma boa notícia para lojas físicas, é extremamente encorajador para a indústria de embalagens de papelão. Como os consumidores preferem claramente o papel ao invés de embalagens plásticas, a demanda deve permanecer forte por papelão, o meio de embalagem mais leve, sustentável e versátil do mundo.

Não há dúvida de que a crise do Covid-19 mudará muitos aspectos da vida moderna pelo menos nos próximos anos, e um deles será o modo como compramos. Novos hábitos on-line permanecerão e as empresas se tornarão melhores no atendimento de pedidos, com novas práticas de trabalho, entrega mais rápida e tamanhos de pacotes adequados, tornando as compras digitais ainda melhores. O relatório da eMarketer afirma que os analistas estão prevendo que, apesar da reabertura das lojas físicas em 2021, as vendas online continuarão a aumentar.

“A crise atual provavelmente levará a mudanças comportamentais de longo prazo entre os consumidores”, diz Amanda Mickleburgh, da ACI Worldwide. “E, com isso, os varejistas precisam se adaptar e mudar suas estratégias”.

Fonte: Two Sides, escrita por Sam Upton