Saiba como trocar piso sem incômodos

Compartilhe:

Imagem retirada de https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saiba-como-trocar-piso-sem-incomodos/

Dentre os tipos de reforma que um imóvel pode receber, a troca do piso é talvez a mais temida. Altos custo e transtornos provocados pela obra levam qualquer proprietário a pensar duas vezes antes colocar a mão na massa. Mas nem tudo é razão para desespero. Há alternativas para driblar as dores de cabeça e mudar o visual do chão de casa,sem barulho nem poeira e com melhor custo-benefício.

Apesar do crescimento na popularidade do porcelanato ao longo dos últimos anos, graças ao ganho estético no ambiente, os pisos cerâmicos ainda lideram a preferência dos brasileiros por conta do preço e da durabilidade, contudo a aplicação e, por consequência, a remoção, podem causar sérios transtornos para os moradores. É com isso em mente que o consumidor tem buscado alternativas mais práticas e uma delas é o piso vinílico, revestimento leve, “montado” com uma cola específica, dispensando a necessidade da quebra do piso antigo, o barulho, a poeira e a demora para conclusão do serviço. “É a modalidade que costumo indicar aos meus clientes, principalmente os que querem um serviço rápido, pois o piso vinílico está pronto para o trânsito de pessoas em menos de 24 hora”, afirma o arquiteto Ed Vasco.

Ele também explica que a alternativa pode sair mais barata, já que dispensa o gasto com argamassa, rejunte e mão de obra, além de contar com diversas opções de cores e estampas e uma vida útil de cerca de 20 anos. “A limpeza é mais fácil, podendo ser feita rapidamente com um pano umedecido. É uma das soluções mais práticas disponíveis no mercado”, completa.

Da indústria para casa
Uma outra tendência para o piso residencial, atualmente, é a resina epóxi, popularmente conhecida como “porcelanato líquido”. Trata-se de um revestimento único, sem emendas nem rejuntes, destacada por especialista pela durabilidade similar à pedra de porcelanato tradicional, mármore ou granito. O maior atrativo da modalidade, porém, são as possibilidades do acabamento final, que pode ser feito em diversas cores - claras ou escuras - e até mesmo com efeitos em três dimensões (3D), utilizando imagens.

De acordo com o engenheiro e consultor técnico da Primer Pisos, empresa especializada na aplicação do porcelanato líquido Ricardo Barbosa, a nova tecnologia começou a ser usada em indústrias, laboratórios e hospitais por conta da praticidade na limpeza, mas logo foi levada para o ambiente residencial, despertando a curiosidade dos consumidores.“Inicialmente, o epóxi foi uma solução voltada para ambientes que demandavam esterelização, a exemplo de hospitais e laboratórios, pois é um tipo de revestimento que não acumula sujeiras e parasitas como fungos, bactérias e vírus”, explica. “Mas logo a alternativa se tornou a preferida daquelas pessoas que querem uma decoração mais criativa, pois as possibilidades são muito variadas”, complementa.

Ricardo, porém, ressalta que, independente da alternativa escolhida, o consumidor deve estar atento à reputação da empresa contratada e à qualidade do material que será utilizado  no serviço. “Existem produtos e empresas com os mais variados preços e qualidades, mas o importante é escolher profissionais de confiança, pois o trabalho malfeito pode custar muito caro”, finaliza.

Conheça as Opções
Vinílico É uma opção de revestimento em PVC que se popularizou pela praticidade, já que o produto é aplicado sobre o piso existente. Com
características leves e uma espessura de cerca de 3 mm, também é indicado  por não alterar o nível do solo, evitando problemas na abertura das portas, por exemplo. Além disso, há diversas opções de cores, tonalidades e estampas, com modelos que simulam a aparência de madeira.

Porcelanato Líquido O revestimento do piso com a resina epóxi (um tipo de tinta  espessa e resistente, desenvolvida à base de  resina) pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso ou mesmo sobrepiso. Além da vantagem estética, que oferece ampla va-
riedade de acabamentos e visual arrojado, a opção garante impermeabilidade e resistência aos pisos do imóvel, funcionando como uma espécie de cerâmica em 3D brilhante.

Cimento Queimado A principal vantagem do cimento queimado é a sua adaptação tanto para ambientes abertos quanto cobertos. Com instalação rápida, o piso requer atuação de profissional habilitado, mas garante uma conclusão sem sujeira e manutenção prática, já que a ausência dos rejuntes e impermeabilização demandam apenas uma  limpeza simples, feita com água e sabão.

Pastilhas de Vidro Recomendadas principalmente para aplicação em áreas
molhadas, as pastilhas de vidro são conhecidas principalmente pela valorização estética do ambiente. Pode ser fixada com  argamassa ou cola específica para pastilhas. A primeira opção é a mais indicada, pois o acabamento ganha um aspecto mais profissional.

Fonte: Correio*