Dicas de como aplicar papel de parede vinílico

Compartilhe:

Imagem retirada de https://www.terra.com.br/noticias/dino/dicas-de-como-aplicar-papel-de-parede-vinilico,b1d54e76bd79a36cd245f8ffde1108e8kr3kp7rv.html

Quando o assunto é decoração, o papel de parede vinílico é um dos itens mais procurados no mercado. Isso porque esse tipo papel de parede reúne a praticidade e alta durabilidade; graças ao seu material. E melhor de tudo é que esses adesivos apresentam uma imensa variedade de estilos.

Então, se você está pensando em dar aquela repaginada na decoração da sua casa com papel de parede, não deixe de conferir o nosso passo a passo!

O que você vai precisar?
O primeiro passo é reunir todas as ferramentas e materiais necessários para a tarefa. Verifique se você dispõe de todos os instrumentos para evitar imprevistos durante a fixação. Sendo assim, tenha em mãos:

- Pano limpo e seco;
- Régua;
- Tesoura;
- Trena;
- Escada;
- Estilete;
- Fita crepe.

Deixe tudo preparado
Antes de começar, é preciso ficar ligado a duas coisas básicas: medição e limpeza. Limpe toda a superfície que receberá o papel de parede e faça a medicação das paredes para que não sobre ou falte material.

Mãos à obra
Depois de separar todos os materiais, e deixar a parede pronta para receber o papel de parede, é hora de começar! Confira o passo a passo e veja como é prático:

PASSO 1: corte os rolos
Com o papel de parede vinílico em mãos, corte os rolos de acordo com a altura da parede. Procure cortar alguns centímetros a mais para que a aplicação seja feita com perfeição.

Atente-se ao fato de que um pouco de excesso pode ser removido, mas a falta de papel compromete totalmente o visual. O indicado é deixar de 5 a 10 centímetros de papel excedente (depende da estampa do papel). O corte pode ser feito com a tesoura, já que a sobra da ponta será removida; mas certifique-se de cortar em linha reta.

PASSO 2: hora de colar
O correto é começar aplicar o papel rente ao início da parede. Ao colar a extremidade, certifique-se que está alinhada e comece a tirar devagar o papel protetor no verso.

Para facilitar, garanta que o adesivo está sendo fixado a parede sem irregularidades. Para tal, pode-se usar a espátula, um pano seco e até mesmo as mãos para pressionar o papel de parede; sempre fazendo movimentos do centro para as extremidades. É importante lembrar que a colagem tem sempre uma direção certa e deve ser feita do centro para a borda.

PASSO 3: as tomadas
Quando chegar na área das tomadas, use o estilete para fazer um corte simples, em formato de "X", apenas para marcar a abertura. Essa área receberá mais atenção na hora do acabamento; então, continue fazendo a colagem seguindo a ordem.

PASSO 4: remova os excessos
Depois das tomadas, fica faltando apenas o rodapé. Use novamente o estilete e a régua para fazer um corte linear. Quaisquer outros excessos laterais também podem ser removidos com o estilete.

Viu como é fácil aplicar o seu papel de parede vinílico? Não perca tempo e comece a procurar o que mais tem a ver com a sua personalidade. Depois é só reunir os instrumentos necessários e mãos à obra!

Fonte: Terra